ESTUDOS SOBRE DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA NO BRASIL (2023)
Estudos sobre a direção de fotografia no Brasil, organizado na coletânea Cinematografia, Expressão e Pensamento - Volume III, reúne textos de profissionais dedicados à pesquisa e à prática da direção de fotografia, agregando pesquisadores de diversas regiões brasileiras. Esse volume expressa o desejo de aprofundar tal campo de estudos, por meio de diferentes vertentes teórico-analíticas, promovendo um importante recorte temático sobre a cinematografia brasileira. Além disso, a antologia busca dar continuidade às propostas anteriores, que pretendiam evidenciar os esforços investigativos e criativos referentes à cinematografia, a fim de colaborar para a consolidação dessa área como campo de estudo. A coletânea se propõe a adentrar o universo da cinematografia, mais uma vez, em busca de evidenciar essa arte da expressão de um pensamento que se inscreve por meio de câmeras, lentes, movimentos, texturas, luzes e sombras.
CINEMATOGRAFIA, EXPRESSÃO E PENSAMENTO – Vol. 2 (2021)
A antologia Cinematografia, Expressão e Pensamento – Volume II - expande o objetivo do grupo de pesquisa homônimo de congregar pesquisadores de diversas regiões brasileiras que se dedicam à direção de fotografia e a difundir o conhecimento produzido pelo impulso dessa união. O segundo volume da coletânea traz artigos que abordam os saberes e fazeres a respeito da imagem fotográfica – estática ou em movimento – e análises de imagens que circulam na vida social em diversas instâncias, como a do entretenimento, do documento, da contemplação estética, do entrecruzamento de linguagens, entre outras.
CINEMATOGRAFIA, EXPRESSÃO E PENSAMENTO (2019)
A coletânea Cinematografia, Expressão e Pensamento é um livro raro na bibliografia da área de cinema e audiovisual no Brasil e no mundo. É recente o interesse em torno da direção de fotografia como objeto de análise e de escrita. Neste livro, as especificidades técnico- estéticas desse departamento responsável pelo registro das imagens que constituem a narrativa audiovisual são matéria-prima para experiências ensaísticas, mas, acima de tudo, analíticas.